Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Em reunião histórica realizada no dia 16 de Julho de 2018, no Campus da UEMA de Zé Doca, poetas e escritores zedoquenses fundam a Academia Zedoquense de Letras-AZL, momento que ficará marcado nas páginas da história desse município que é um berço de grandes poetas e escritores. A Academia nasce com o propósito de reunir os literatos zedoquenses, promover a cultura, divulgar e valorizar a literatura do município.
O sodalício receberá o nome do saudoso professor e poeta José Gonçalves dos Santos, assim a Academia será gentilmente chamada de "Casa de José Gonçalves", e receberá como patronos e patronesses nomes de figuras notáveis na cultura, história e literatura zedoquense, maranhense e brasileira.
Acessibilidade: Sim
Endereço: rua Brastemp, 531 , São Francisco, 65365-000, Zé Doca, MA
CEP: 65365-000
Logradouro: rua Brastemp
Número: 531
Complemento:
Bairro: São Francisco
Município: Zé Doca
Estado: MA
Descrição
Relatamos aqui os eventos que sucederam a criação da Academia Zedoquense de Letras, fato histórico que deve ficar guardado para a posteridade como momento marcante para a literatura e cultura zedoquense. Tal interesse nasceu no ano de 2009 com a reunião de um grupo de poetas, escritores e artistas cujo principal objetivo era fundar a Academia Zedoquense de Letras e Artes-AZELART. Grupo esse que tinha como membros algumas figuras notórias no cenário Literário Zedoquense, como por exemplo: Dr. Antônio Mendes, Dr. Michel Herbert Florêncio, Sr. Toti, Sr. Raimundo Cassiano, Edimar Simplício dentre outros. Porém o grupo desvanece e o sonho de uma casa das letras fica adormecido.Passados alguns anos o sonho rompe seu casulo metamórfico e em 04 de dezembro de 2017 é feita uma reunião intitulada " 1ª Segunda Poesia" pelo fato das reuniões serem realizada na primeira segunda-feira de cada mês, a partir dessa reunião surge o grupo intitulado Movimento Literário Zedoquense-MLZ coordenado pelo jovem poeta Ezequias Sousa da Silva juntamente com Michel Herbert Florêncio, Kennedy Varão, Graciane Soares, Antônio Raimundo Sousa (Sr. Toti), Raimundo Cassiano e outros escritores e poetas que juntaram-se ao grupo posteriormente. O grupo elencou alguns objetivos a serem alcançados tais como: o de reunir os escritores e poetas da terra, publicar uma antologia poética e fundar a Academia Zedoquense de Letras-AZL. Tarefa de difícil percurso, mas de grandiosidade inestimável para a cultura e Literatura zedoquense e maranhense, esses objetivos tornaram-se a carta magna do grupo e motivo de orgulho pelas conquistas adquiridas no pouco tempo de existência desse movimento.
O grupo mantém coerência em seus princípios, onde assume uma postura apolítica, digna e respeitando as diferentes manifestações culturais e de pensamentos. Sabemos que essa missão é cheia de desafios, porém temos a pura convicção de que maior são os benefícios que a sociedade irá ganhar, obtendo assim desde o momento de fundação desta agremiação literária destaque no cenário cultural do Maranhão, do Brasil e quiçá do mundo.
Assim deixamos aqui registrado para fins históricos que hoje dia 16 de julho de 2018 o sonho de uma casa das letras zedoquense rompe o mundo dos sonhos e começa a traçar seu percurso no desenvolvimento e preservação da cultura, da história e literatura de nossa amada Zé Doca.
Ezequias Sousa da Silva